"" Dansesmoelf - blog: a ironia da liberdade

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

a ironia da liberdade

Enquanto eu estava lendo o livro de Stephen Fry na América, esta página me atingiu - e resumiu a própria essência da política do país em relação à sua divulgação algo falsa aos cidadãos de um país.

Para citar Stephen Fry:

"A liberdade é o nacional dado aqui. Na América, eles gostam de falar sobre "o gosto da liberdade" e "o cheiro da liberdade" um grande negócio. Parece seguir, portanto, na mente dos políticos pelo menos, que tudo o que a América faz deve ser automaticamente "em nome da liberdade". Os Estados Unidos, é claro, como qualquer país, atuam em seus próprios interesses, como deveria. Mas um certo tipo de lógica obscena pressupõe que, como "o farol da liberdade", os melhores interesses da América também devem sempre coincidir naturalmente com os melhores interesses da liberdade. Não apenas a liberdade dos Estados Unidos, mas a Liberdade com uma grande "F", a Liberdade como uma espécie de entidade abstrata, uma deusa, Lady Liberty. Portanto, para invadir um país e pulverizar em pó e deixá-lo na anarquia e a ruína é feita "na causa da liberdade". Da mesma forma, quem não gosta da política externa americana é "um inimigo da liberdade". É uma formulação muito peculiar e um abuso perturbador da razão. É muito parecido com o caminho, em um país comunista, tudo é feito "em nome do povo" e qualquer um que se opõe a ele é "um inimigo do povo". Bem, segue, não é? Murmurar. A verdadeira liberdade, seguramente, incluiria a liberdade desse tipo de tirania ventosa de idéias."

Stephen Fry na América pode ser comprado em muitas livrarias e é uma excelente leitura. Esta citação acima apenas resume melhor a ideologia e a política do país da ironia pura é retratada pelos próprios políticos.

se gostou não deixe de mostrar para os seus amigos mais este grande artigos que estamos aqui neste blog publicando.